ESPLANAR

JOÃO PEDRO GEORGE
esplanar@hotmail.com

domingo, setembro 17, 2006

 

Correio dos leitores (resumo da jornada)

É de prever que o jogo de ontem dê conversa por bastante tempo. Espero que seja mais interessante que a dos amigos do povo, que já por lá comentei. A verdade é que a troca de mails entre o esplanar e um seu leitor que de seguida se publica pelo menos permite acreditar que é possível falar civilizadamente de bola. Isto entre os que não sofrem do benfiquismo nacional de que já Eduardo Lourenço falou e são adeptos do único grande clube que não está envolvido nas escutas do Apito Dourado…


1) From: "Joaquim A.
Date: Tue, 12 Sep 2006 23:44:27 +0100

Meu caro João Pedro

Espero que dê o braço a torcer quanto ao nosso Sporting

saudações
ja


2) From: CL
Sent: Wednesday, September 13, 2006 5:17 PM

Caro leitor,
Suponho que esteja a falar comigo, por isso respondi no Esplanar [13 de Setembro]. Mas não disse tudo o que penso para não soar professoral. Espero que em privado não me leva a mal, tal como eu não levei essa do braço a torcer. É que o braço, se bem o entendo, não é aquele em que pensa. É o do Paulo Bento. Eu explico.
Se vir o que escrevi sobre o jogo de apresentação com o Inter verá: critiquei os laterais muito defensivos; os dois trincos e a não utilização do Veloso; a opção pelo Bueno em vez do Djaló. E talvez se lembre que essa defensividade foi até reconhecida pelo Bento que no fim do jogo disse que tinha faltado ambição.
Ontem as mudanças foram exactamente as que me pareciam ser necessárias. Eu fiz o que faço, escrevi. O Bento fez o que faz, treina. O resultado foi o previsível, atrevemo-nos e conseguimos. Nem as estrelas do Inter nem o árbitro o impediram. E mesmo achando eu que devemos bastante à sorte, acho que foi muito merecida a vitória, por a termos procurado, coisa que não tínhamos feito há um mês. Ainda me quer torcer o braço? Eu limito-me a não pensar que somos os maiores quando ganhamos e que a culpa nem sempre é do árbitro quando perdemos, e de campeões da pré-época já estou saturado...
O que eu continuo a dizer é o que tenho dito até aqui, portanto. Temos um plantel curto (ainda no último fim de semana foi preciso convocar um junior para o banco) e não somos favoritos a passar a fase de grupos. Mas na UEFA acredito e acredito em ganhá-la. E como talvez tenha lido no dia 10 de Agosto, acredito muito nas nossas chances internas.
Saudações
CL

3) From: "Joaquim A.
Date: Wed, 13 Sep 2006 22:17:05 +0100
Tem razão. Enganei-me no destinatário. Peço desculpa por o ter tratado pelo nome errado.
De verdade eu leio o vosso blogue com regularidade e muitas vezes recolho a informação sem fixar o autor. Ao contrário do que possa parecer acho que é mérito da equipa que fazem. Tal como no futebol: quando a equipa joga bem todos são donos da vitória ( será que me saí bem com esta explicação ?'').

Eu gosto mais de literatura do que de futebol. E leio o vosso blogue exactamente por causa disso.
Parabéns pelo vosso trabalho e pelo vosso empenho.

Quanto ao nosso Sporting... só quis dar um ar da minha graça ( eu sou daqueles que nunca diz nada com graça mas de vez em quando esqueço-me).

Costumo ver os jogos com regularidade numa cadeira de leão ao lado de sportinguistas que só dizem mal e assobiam. Acho incrivel como é que alguém compra um bilhete, ou uma cadeira, para ver os jogos do seu clube e vai para o estádio para assobiar e dizer mal. Aquilo é para um homem se deixar ir na onda e esquecer as regras do mundo merdoso que vivemos fora do estádio. Lá dentro vale tudo menos dizer mal da nossa equipa. Mesmo com os jogadores a caírem e a falharem golos...a paixão não pode vacilar.

Compreendo as suas críticas. Todos os sportinguistas, incluindo eu, fariam uma equipa diferente para cada jogo, apesar do plantel reduzido.

Só mais uma nota: vejo os jogos com um puto de 15 anos ao meu lado que já é maior que eu e gosta mais de futebol que eu gosto de ler um bom livro (conto isto para reforçar o meu espírito de adepto que vai ao futebol com o prazer de alguém que logo a seguir ao jogo entra no cinema para ver o Super Homem)

Um abraço
Joaquim A

4) From: CL
Sent: Friday, September 15, 2006 12:33 PM

Tem toda a razão no que diz sobre o espírito de ir à bola. Eu não tenho ido, daí também o tom mais desapaixonado, que é cansativo para quem lê (e para quem escreve). Mas conto ir daqui a uns anos, quando o meu puto tiver idade para isso - e não sei se prefiro um grande jogo que acaba a 0-0 (como o SCP Inter de há 15 anos que vi ao vivo) ou um jogo apenas agradável que termina com o resultado que queremos e que era justo. Em qualquer caso talvez nos encontremos todos lá.
Sobre literatura conto voltar a postar sobre o tema em breve, sobretudo ensaios. Obrigado pelo interesse, escreva quando quiser.
Saudações leoninas a ambosCarlos Leone
PS Esta troca de mails também dava um bom post «correio de leitores», combina duas coisas raras: conversas sensatas na bloga e sanidade sobre futebol. Se eu tiver tempo, dá-me autorização para publicar (posso extrair o seu nome e morada, claro)?

5) From: "Joaquim A
Date: Fri, 15 Sep 2006 23:35:37 +0100
claro que pode usar
se quiser com nome...não há problema

Sou amigo (conhecido para ser mais exacto) de alguns dos vossos inimigos e com eles não troco correio
mas isso não me incomoda

aliás um dia podemos falar disso se nos encontrarmos por aí

saudações
ja


6) From: CL
Sent: Saturday, September 16, 2006 7:33 PM

Boa tarde,
E obrigado! Não sei se o vou fazer, mas é provável. Sobre os inimigos, sei que o JPG tem o ódio de estimação da snrª do nome registado mas não sei quem serão os outros, talvez falemos disso um dia, então.
abraço (e fezada para logo à noite)
CL

7) From: "Joaquim A.
Date: Sun, 17 Sep 2006 02:01:15 +0100
Estou chegar de alvalade
que grande desilusão
mas batemo-nos como verdadeiros leões

para mim isso é tão importante como a vitória

Um abraço
ja

8) Domingo à tarde
Olá
Está melhor hoje?
Só vi até aos 80', percebi que ela não ia entrar. Hoje vi o lance do penalty sobre o levezinho, parece mesmo.
Mas acabei de deixar isto num blog leonino, King Lizards, não sei se vão incluir na caixa de comentários ou não, por isso aqui fica:
«Como já tive algumas trocas de links com o KL, via Raul Henriques, espero que não se importe com um comentário grande.
1) é golo ilegal e tem aspecto de ter havido penalty sobre o Liedson, sim. Mas mesmo assim é preciso a repetição para ver a mão;
2) Fora isso, há tudo o resto, e vale a pena lembrá-lo para não fazermos a triste figura de nos queixarmos de a «influência» do Paços ser superior à do SCP; o Bento fala do APito, mas foi o presidente do SCP que, na última época, não encontrou melhor altura para se demitir que a antevéspera de uma meia final da taça contra o Porto (e viu-se a maior roubalheira deste século nesse jogo, maior até que as arbitragens do último título do Benfica);
3) O plantel é curto, ainda na semana passada foi preciso um junior e agora viu-se como estamos dependentes do Liedson que, em 4 jogos, marcou 0 golos: a culpa é do árbitro?4)Qual o motivo de jogarmos com dois centrais a laterais? Na apresentação contra Inter fez-se isso e ficou a 0 apesar de eles terem ficado sem um defesa; na Champions alterou-se e ganhámos apesar do árbitro ser também muito mau; agora, volta outra vez aos dois centrais a laterais, que puxam a equipa para trás (como os dois trincos em simultâneo); Ronny só dá meio jogo? Abel perdeu a forma desde 3ª? Tello e Alves não são opções? Gostava de saber a resposta de Paulo Bento.
5) Polga e Ricardo dão demasiada insegurança quando estão juntos.O golo foi com a mão, mas a jogada é igual a outras, neste e noutros jogos: a bola passa por toda a área (grande, pequena, passa sempre) e o avançado está completamente solto. A verdade é que só não sofremos golos quando os outros abdicam de atacar, como fez o Inter e (segundo li) o Nacional. Quem sabe contra-atacar (Boavista, Paços) marca sempre.
6) Só é possível ter uma grande equipa a sofrer estes golos se marcar muitos, como o dream team do Barça. Mas as 3 vitórias do SCP tinham sido sempre à tangente. ora nem sempre há o milagre de o Deivid fazer algo de jeito ou de Nani marcar golões...7) É preciso um reforço para o miolo defensivo e outro para ajudar Liedson (só Alesandro não chega, mesmo que seja bom) em Dezembro. Já se sabia, pelo menos aqueles que são muito «pessimistas» já o tinham dito. Mas convém que o Bento não jogue com 5 centrais sem necessidade.
Desculpe(m) o testamento,
SaudaçõesCL
PS - E se jogamos à 3ª e ao Sábado, não havia outro campo para o Setúbal usar?»

Não pus no Esplanar para não ficar outra vez demasiado desapaixonado...
Saudações leoninas!
CL

(PARA OS LEITORES NÃO DOENTES DA BOLA, PROMETE-SE DAR POR UNS DIAAS DESCANSO AO ASSUNTO.)
CL



<< Home


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Arquivo

julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007  

Outros Blogues

Abrupto
Alice Geirinhas
Álvaro Cunhal (Biografia)
AspirinaB
Babugem
Blasfémia (A)
Bombyx-Mori
Casmurro
Os Canhões de Navarone
Diogo Freitas da Costa
Da Literatura
Espectro (O)
Espuma dos Dias (A)
Estado Civil
Fuga para a Vitória
Garedelest
Homem-a-Dias
Estudos Sobre o Comunismo
Glória Fácil...
Memória Inventada (A)
Meu Inferno Privado
Morel, A Invenção de
Não Sei Brincar
Origem das Espécies
Portugal dos Pequeninos
Periférica
Prazeres Minúsculos
Quarta República
Rui Tavares
Saudades de Antero
Vidro Duplo











Powered by Blogger

This page is powered by Blogger. Isn't yours?