O Maneirismo foi uma resposta ao Renascimento. O Barroco surgiu em oposição ao Maneirismo. O Neoclassicismo foi uma reacção ao Barroco. O Romantismo insurgiu-se contra o Neoclassicismo. O Realismo opôs-se ao Romantismo. O Modernismo procurou ultrapassar o Realismo. O Neo-Realismo quis ultrapassar o Modernismo. O Surrealismo e o Existencialismo afrontaram o Neo-Realismo. E agora, face ao esgotamento das últimas tendências criativas, teóricas e críticas da literatura portuguesa, eis que começa a nascer uma nova corrente literária, a Literatura Relax. A Literatura Relax, bem como todos os seus derivados, Ultra-Relax, Sobre-Relax, Neo-Relax, Pós-Relax, Super-Relax, assume-se como uma orientação estética em clara oposição à Literatura Light. A literatura portuguesa, sob a nefasta influência da Literatura Light, anda ao deus-dará. A Literatura Light é um estorvo. A Literatura Light é um empecilho, um obstáculo ao surgimento de um novo ideário estético e poético. Basta de livros pastelosos, rebuscados e pataratas. Acabem com as estopadas! Chega de trapalhices! Ponha-se um fim ao imperialismo da Literatura Light! A Literatura Light não passa hoje de um motor gripado. A Literatura Light chegou a um beco sem saída filosófico, histórico e científico. A Literatura Relax é a alternativa! Com a Literatura Relax acabaram-se os empadões literários, acabaram-se as pílulas retóricas. A Literatura Relax é um motim literário, é uma estalada, um bofetão em todos os cultores da Literatura Light.
Assim como há uma poesia Relax e uma ficção Relax, existe também uma crítica literária Relax. Uma crítica que vem tornar obsoleta a actual crítica literária. A crítica Relax é uma crítica preguiçosa, indolente e cábula. Com a crítica literária Relax o crítico não precisa de fazer quase nada, não precisa sequer de ler as contracapas e as badanas dos livros. A crítica Relax é uma espécie de minuta onde o crítico só tem de introduzir o nome do escritor, bem como o título da obra e da respectiva editora. Com a crítica Relax basta preencher os espaços em branco. A crítica literária Relax é uma crítica para pensamento rápido e mão veloz. Desembaraçada e intensa, é o ideal para todo o tipo de livros. É muita emoção numa só crítica. Coleccione-as! Vai divertir-se imenso! Esta crítica faz tudo. Até faz inveja aos seus colegas do jornal. Descubra a origem de uma crítica saudável. Descubra a crítica Relax.
Minuta nº 1 da Crítica Relax
(_____)* é um livro revolucionário que vai libertar os seus sentidos. O novo livro da (_____)** é um desafio constante até à última página. (_____)*** coloca-nos a adrenalina ao rubro, leva-nos a um mundo totalmente novo onde terá de combater ferozes personagens, num cenário de intensa aventura. (_____)* é o livro que diz mais acerca de si. No mínimo um grande livro. É difícil viver sem ele!
* Preencher com o título do livro.
** Preencher com o nome da editora.
*** Preencher com o nome do escritor.
Minuta nº 2 da Crítica Relax
Rápido, intenso, extraordinário... são meras palavras quando se pretende definir (_____)*. No seu livro mais recente, (_____)** faz-nos rir e chorar com inúmeros pormenores para viver as mais incríveis peripécias. A última novidade das publicações (______)*** inclui personagens articuladas para passar momentos repletos de emoção. (______)* é um lugar especial que esconde muitas surpresas. (______)* é uma bonita história de amor e de amizade. No Natal não perca este livro das (_____)***. Por que espera para o adquirir?
* Preencher com o título do livro.
** Preencher com o nome do autor.
*** Preencher com o nome da editora.
Minuta nº 3 da Crítica Relax
O mais recente livro de (______)* põe aventura na sua rotina. Com tesouro escondido, passagens secretas e ilusões espectaculares. Mais colossal é impossível! Entretenimento total, como você gosta. (____)** vai fazê-lo viver desafios de cortar a respiração. (____)** é o livro mais louco que alguma vez leu. Com personagens apetitosas, deliciosas, aveludadas, irresistíveis. Mmm... mesmo a calhar! Leia hoje o novo livro do autor de (____)***. A não perder! Para quê esperar? Experimente! Veja a vida com outros olhos! Seja responsável. Leia com moderação.
* Preencher com o nome do escritor.
** Preencher com o título da obra.
*** Preencher com um título anterior do mesmo escritor.
Preencha a sua minuta. Envie-nos a sua crítica!
João Pedro