ESPLANAR

JOÃO PEDRO GEORGE
esplanar@hotmail.com

sexta-feira, novembro 05, 2004

 

Before Sunset é um halterofilista inguche

Isto quando se parte para um filme com vontade de gostar dele, depois quando não se gosta é muito mais irritante. Ninguém gosta de sentir as suas expectativas defraudadas; o ferrete da fraude é pior que o do roubo.
Falta cinema, acho. Quando o principal recurso cinematográfico é o campo/contra-campo em close-up, ou o travelling em close-up, quando de propósito se dirige, por esse meio, a atenção do espectador para o texto e para as caras dos actores, é melhor que o texto seja cintilante e que a representação seja muito boa – porque é só isso que se tem. Ora não o são, nem um, nem outra.
A Julie Delpy, como é natural, perdeu aquela coisa adolescente, e não é por acaso que ele lhe pede para ela soltar o cabelo a ver se fica como antes. Não consegue, mas eu até prefiro assim. Não é por aí. Claro que se pede muito dela, e numa língua que não é a sua nativa, mas a Delpy está demasiado declamativa, apesar de (ou porventura por causa disso mesmo) ter melhorado o sotaque em relação ao outro filme (dizem-me). O Ethan Hawke está a envelhecer mal, parece rugoso e sem charme, dentes e boca feios (reparem numa certa ansiedade do Etahn - não do personagem - quando lhe pede uma passa e lhe crava um cigarro), irritante no morder sistematicamente o lábio inferior. Já é mau o ar embevecido, tipo aparvalhado, com a mais ínfima banalidade que ela emite. Mas é ainda pior o ar permanentemente postiço.
Estas pequenas irritações funcionam como uma mosca na lente da câmara na qual se está sempre a reparar. Ou seja, distraem o olhar do conteúdo para o meio, colocam o foco no processo do que estamos a ver e quebram a desejável suspensão do espectador no interior da história. Em suma, criam distância em relação ao espectador. E, quando se olha para o processo, começam a ver-se as costuras. O argumento é todo em esforço, sem souplesse, e previsível. Parece um halterofilista inguche. É como uma canção pop, só que má. É assim: tema (digamos, a fome no mundo), historieta ilustrativa (fui à Índia, etc.), remate moral ou não (normalmente, sim), festinha no braço, novo tema. Claro que era indispensável fazer conviver o pequeno casulo criado no primeiro filme com o mundo, sem matar a magia entre eles. Mas era mesmo preciso aquela cena no café? Na América não há mesmo cafés destes? É tão bonito que ela esteja a salvar o mundo, a fazer alguma coisa de concreto em vez de, em abstracto, teses de doutoramento em história ou mesmo, ainda que farisaicamente, a trabalhar no governo (os políticos não resolvem nada, esses chupistas). Ai é tão bonito.
E outra coisa: ou eles se encontravam e começavam logo a tocar-se e faziam amor e falavam depois, mas só depois (ter feito amor com alguém é uma espécie de porta ou de atalho para a outra pessoa, que fica sempre lá e que pode ser aberta em qualquer momento no futuro) ou então não se tocavam de todo, apenas no fim. Isso tinha alguma lógica. Agora, Jesse Wallace demora precisamente 1 minuto e 35 segundos a tocar no braço de Céline. E depois não pára, repetidamente, e mais uma vez e mais, e mais, e ela não quer até que começa a cantar. Ao fim de nove anos. E porque raio é que ela demora uma hora e tal de filme a perguntar-lhe o que era aquilo do anel no dedo dele? E porque é que ele, se lhe quer tocar, nunca lhe encosta a palma da mão aberta nas costas que a camisa, tão generosamente, prodigaliza?
A propósito: e a camisa do Ethan Hawke? Han? Maravilha. Merece este parágrafo.
O filme só arranca verdadeiramente na parte final da cena no barco, e durante toda a cena no carro a caminho de casa dela, esta sim francamente boa. Daí até ao final o filme é bom, embora ele continue a fazer aquelas trejeitos e sorrisos postiços. Contudo, e pensando melhor, não haverão muitas outras formas de, não indo embora, reagir àquela valsa. Eu estou com esta conversa, mas teria perdido igualmente o avião, não por causa da valsa, mas por vê-la imitar assim a Nina Simone. Rui



<< Home


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Arquivo

julho 2004   agosto 2004   setembro 2004   outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   janeiro 2005   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   setembro 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007  

Outros Blogues

Abrupto
Alice Geirinhas
Álvaro Cunhal (Biografia)
AspirinaB
Babugem
Blasfémia (A)
Bombyx-Mori
Casmurro
Os Canhões de Navarone
Diogo Freitas da Costa
Da Literatura
Espectro (O)
Espuma dos Dias (A)
Estado Civil
Fuga para a Vitória
Garedelest
Homem-a-Dias
Estudos Sobre o Comunismo
Glória Fácil...
Memória Inventada (A)
Meu Inferno Privado
Morel, A Invenção de
Não Sei Brincar
Origem das Espécies
Portugal dos Pequeninos
Periférica
Prazeres Minúsculos
Quarta República
Rui Tavares
Saudades de Antero
Vidro Duplo











Powered by Blogger

This page is powered by Blogger. Isn't yours?